top of page

Cinema, antropologia e Artes Indígenas são tema da “Mostra Rizoma Audiovisual”

Imagem: divulgação.

A Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA) realizam amanhã (07/06, 15h, Sala de Projeção da FAV) a "Mostra Rizoma Audiovisual: Cinema, Antropologia e Artes Indígenas", aberta ao público em geral, com presença e debate com o realizador Gustavo Soranz Gonçalves, pesquisador e professor visitante do PPGArtes, que assina a direção/montagem dos filmes.




O evento contará com quatro filmes que ilustram a trajetória, no segmento Cinema/Antropologia, que a produtora Rizoma Audiovisual (AM @rizomaaudiovisual) vem trilhando na última década, liderada por Soranz.




A novidade fica por conta do lançamento do longa-metragem “Seu Feliz do Rio Tiquié: o filho dos sonhos” (2021), sobre o conhecido artista indígena Dessano Feliciano Lana, morto de Covid-19 em 2020. Lana possui uma extensa e precursora atuação como artista visual, desde a década de 1970. Foi um interlocutor notório da antropóloga especialista em Arte Indígena Berta Ribeiro, pesquisadora do Museu Nacional (RJ).





A mostra completa-se com os curtas-metragens que também versam sobre Artes Indígenas e aspectos da história e cultura de povos indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas. São eles “Gentil” (2018), sobre o pesquisador, pajé e artista Tukano Gabriel Gentil, “A Amazônia segundo Evangelista” (2011), sobre o artista conceitual amazonense Roberto Evangelista, mestre da União do Vegetal, que protestou em seus trabalhos sobre o apagamento das culturas originárias amazônicas, e “O prédio das missões salesianas no Alto Rio Negro” (2009), que registrou a última visita de Pedro de Jesus, indígena da etnia Tariano, morador de Iauaretê (São Gabriel da Cachoeira/AM), ao prédio religioso que frequentou como interno na década de 1950 e que tanto marcou a aculturação de gerações de indígenas naquele território.




A "Mostra Rizoma Audiovisual: Cinema, Antropologia e Arte Indígena" é realizada como ação de extensão relacionada à disciplina Antropologia e Audiovisual ministrada pelo professor Sávio Stoco (FAV/PPGArtes) no curso de Cinema e Audiovisual. A coordenação e curadoria são compartilhadas por Sávio Stoco e Gustavo Soranz.





Serviço: Mostra Rizoma Audiovisual

Dia: Terça-feira (07/06) Local: Auditório Faculdade de Artes Visuais da UFPA (Campus Guamá). Horário: 15h. Informações (92) 98113-8937. Ou pelo Instagram @fav.ufpa



Texto: Assessoria de imprensa


Palavras-Chave



Comments


bottom of page