
Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado nesta quinta, 2 de dezembro, o Cine Resistência exibe duas obras que trazem o estilo genuinamente brasileiro como símbolo da cultura negra, resgate e memória da ancestralidade. O debate após a exibição será mediado pelos professores Cleodir Moraes e Paulo Anete.
‘Samba – 100 Anos de Resistência’, de Mariana Campos e Raquel Beatriz, conta a trajetória deste patrimônio cultural brasileiro, por meio de depoimentos de sambistas, historiadores e pesquisadores da cultura afro-brasileira, construindo a história política e emocional do samba.

A programação exibe também “Samba Resistência: a visibilidade da artista negra”, projeto interdisciplinar universitário de conclusão de curso, desenvolvido pelos alunos do curso de Produção Audiovisual do Centro Universitário FAM em novembro de 2021. O documentário aborda questões sobre a visibilidade da mulher negra na música, especificamente no samba, trazendo alguns paralelos de momentos históricos até a contemporaneidade, de modo a levar o público à reflexão e ao debate.
O Cine Resistência é uma atividade fixa da ADUFPA, que ocorre sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A programação é aberta ao público, com entrada franca.

Serviço: Cine Resistência: Dia Nacional do Samba / Dia: Sexta-feira (03/12) / Local: Casa
do Professor – Rua dos Caripunas, 3459, Cremação / Horário: A partir de 18h. ENTRADA
FRANCA (@adufpa_ss)
Texto e Fonte: Ascom Adufpa
Palavras-Chaves