Cine Líbero Luxardo apresenta projeto "Cine-Debate Arte pela Vida"

#Cinema



No âmbito da 7a Edição da Feira de Empreendedores LGBTI+ de Belém, o Comitê Arte pela Vida exibe, dia 23 (sábado), às 16h, no Cine Líbero Luxardo, do Centur, uma sessão especial do primeiro filme produzido sobre AIDS no mundo: "Buddies", realizado em 1985 por Arthur Bressan Jr.




A iniciativa que visa sensibilizar e informar o público sobre a importância da prevenção e da conscientização em torno das doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV, abre o projeto Cine-Debate Arte pela Vida, com bate-papo após a projeção e o ingresso revertido na doação de dois quilos de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.




Como constata Chico Vaz, um dos coordenadores do Comitê, essa pandemia silenciosa

continua presente e crescendo, sobretudo entre os jovens ( em Belém, a maioria dos casos atinge a população de 14 a 29 anos). E, neste contexto, o audiovisual, ressalta, é uma ferramenta importante para mobilizar e impactar as pessoas. "'Buddies' é uma obra pioneira a tratar do assunto e nos permite retomar um olhar acerca dos primeiros anos da infecção. Um período de muita dor, apreensão e intolerância", complementa.





Arte pela Vida 25 anos


Esse retorno às origens reforça ainda a luta do Arte pela Vida (@comiteartepelavida), organização não-governamental que atua há mais de 25 anos na assistência, acolhimento e suporte social aos portadores do vírus HIV em Belém e região meteopolitana. "Escolhemos as expressões artísticas para agrupar e difundir nossos esforços e agora incorporamos o cinema nessa empreitada", destaca Chico Vaz que acrescenta: "além do Líbero, vamos promover exibições em outros espaços como no Sesc Ver-o-Peso, sempre com debate após as sessões dos filmes".




Para os voluntários do Comitê também é uma questão de visibilidade. Por isso a importância de associar o projeto de cinema, nesse primeiro momento, à Feira dos Empreendedores LGBTI+ de Belém, que movimenta as praças do Artista e do Povo, na sede da Fundação Cultural do Pará. "O evento, voltado para a promoção de negócios, já conta com ações culturais como shows, performances, rodas de conversas, desfile de moda e música com DJs. Integrar o Líbero Luxardo ao circuito é muito importante para nós", finaliza Chico Vaz.





Serviço: Cine-Debate Arte pela Vida

Dia 23/4 (sábado) Às 16h

Local: Cine Líbero Luxardo (Centur: Av. Gentil Bittencourt, 650 - @cineliberoluxardo)

Ingresso: 2k de alimentos não-perecíveis. informações (91) 98280-2188.



Texto: Assessoria de Comunicação



Palavras-Chave