CEF Belém e Cine Líbero promovem mais um CinÁLISE


"A Hora da Estrela" - Foto: divulgação.

Neste sábado (20/07), o Centro de Estudos Freudianos Belém (CEF) em parceria com Cine Líbero Luxardo promovem mais uma edição do projeto CinÁLISE. Desta vez a programação será em torno da obra “A Hora da Estrela”, filme de 1986, dirigido por Suzana Amaral. O roteiro também conta com a assinatura de Suzana Amaral em parceria com Alfredo Oroz e é uma adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector. A sessão ocorre às 18h,

com entrada gratuita.



Após a exibição do filme haverá uma debate conduzido pela Jéssica Lira (Mestra em Psicanálise - Teoria e Clínica) que faz parte da equipe do CEF BELÉM, que é um espaço para estudos da teoria Freudiana de forma ampla, com temas diversos e contemporâneos.





A Hora da Estrela conta a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo) uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).



O CinÁLISE irá acontecer uma vez ao mês no cine Líbero Luxardo, sempre com entrada franca! Os filmes serão relacionados à teoria freudiana sempre. A princípio, as análises serão feitas por Jéssica Lira (Mestra em Psicanálise; Teoria e Clínica; Doutoranda em Psicanálise (UFPA)). “A proposta é levar sempre um profissional da Psicanálise para analisar diversos filmes ao longo dos meses”, explica Dani Pinheiro, coordenadora do Centro de Estudos Freudianos Belém.



Serviço:

PROJETO CINÁLISE

Dia: 20/07, às 18h

Entrada franca

Debate após a exibição

Local: Cine Líbero Luxardo - Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt, 650 no bairro Nazaré.


Informações: (91) 3202-4321


7 visualizações