Casarão do Boneco realiza mais um AMOSTRAÍ



Todo segundo sábado do mês tem AMOSTRAÍ no Casarão do Boneco, trazendo de Contação de histórias e espetáculo. Neste do dia 11, além da programação cênica, o público também vai poder visitar a loja Dell’Arte, com mil possibilidades de presente para o dia das mães que curtem arte. Tudo a partir das 17h55 e sem pagamento de ingresso. “Pague quanto puder” na saída.



A Costureira é Nanan Falcão, que faz teatro desde 1997, é atuante do coletivo Casarão do Boneco, mantenedora do Atelier de Nanan - componente da Loja Dell’Arte - e técnica em figurino cênico pela Escola de Teatro e Dança da UFPa. Ela contará “As Histórias Que Meu Guarda- Roupa Guarda”.



Imaginem se as roupas falassem? O que aquela blusa de duas décadas atrás contariam sobre você? E aquele vestido de sua avó, como ele contaria a história de sua família? Pensando assim, quantas histórias será que cabem em um guarda-roupa? Nanan traz sua pesquisa pessoal sobre figurino e atuação e re-conta, com calças Saruel, os fios que tecem a linha do tempo da humanidade, em uma narrativa que passa pela China, onde descobriram a calça mais antiga do mundo, e vai até as costuras da atual América.



Em seguida, a Companhia Cênica de Cínicos mostra “ContRação De Histórias: A Cigarra e a Formiga”, espetáculo lúdico para todas as idades e baseado na dublagem de fábulas infantis populares em discos de vinil das décadas de 60, 70 e 80. A Direção é da Companhia, a Sonoplastia é de Beto Benone e o Figurino, de Zezé Furtado. Quem conduz a cena é Xirley Tão, uma persona de Adriano Furtado, que experimenta a diversidade poética, estética e cômica de uma Drag Queen em cena.



Para finalizar a programação deste Amostraí, o palhaço Black, um punk-rockeiro, bobo e romântico, enquanto revela algumas histórias de três familiares dentro do quarto dele, te perguntará: Quer Bolacha? Para homenagear a mãe, o pai e o tio, entre saudades e lembranças, num ar descontraído e brincalhão, o espetáculo mistura as linguagens do teatro, do palhaço e das técnicas circenses, conhecimentos e vivências adquiridos em sua trajetória no grupo Palhaços Trovadores/PA e na Escola Nacional de Circo/RJ. Romana Melo opera o áudio do espetáculo. Suani Corrêa dirigiu com assistência de Adriana Cruz. Aníbal Pacha criou o figurino e o Marcello Villela fez os vídeos.



Na edição de maio, a produção é de Adriana Cruz e do Maurício Franco e a arte, do Lucas Alberto. Na função do dia estarão, ainda, Andrea Rocha, Cincinato Marques, Fafá Sobrinho e Leonel Ferreira. A montagem e operação técnica será de Thiago Ferradaes e Paulo Ricardo Nascimento. Todos integrantes do coletivo atuam em de forma voluntária.



Campanha


Lançada no finalzinho de abril, a campanha “Do chão ao Teto, Salve o Casarão do Boneco” pretende arrecadar recursos para reformas no corredor e telhado da casa e prevê três ações: a criação de uma Vaquinha ‘on line’, campanha de financiamento coletivo que deve ser lançada ainda este mês, como a Mostra de Teatro, que será realizada no dia 31 de maio, no Margarida Schivasappa, e um show com várias bandas, no Insano Marina Club, no dia 22 de junho. Tudo que for arrecadado na bilheteria será revertido à obra que chega a quase 20 mil reais.



Outras formas de contribuição vêm de parcerias que já são de longa data. “Contamos com apoios do Holofote Virtual e da Panificadora 16 de novembro. Ou seja, esta é uma realização coletiva e colaborativa que faz o Casarão do Boneco, mesmo com 116 anos, estar aberto para a cidade e em funcionamento”, diz Marina Cruz, artista que integra o coletivo do Casarão.



O Amostra Aí também faz parte da arrecadação que ajuda na manutenção do espaço, aberto há 15 anos à comunidade. As contribuições espontâneas dos frequentadores, com o Pague Quanto Puder, são divididas em partes iguais, que ficam para as contas do casarão e para os artistas cênicos que apresentam no dia. “Tudo que é vendido de lanches e da lojinha Dell'arte, também é dividido e somam para as doações às contas da casa”, diz Paulo Nascimento, da In Bust Teatro com Bonecos.



CLIQUE NAS Redes Sociais FACEBOOK / INSTAGRAM / YOUTUBE

Serviço


AMOSTRAÍ, neste sábado, 11, às 18h. Pague Quando Puder, no Casarão do Boneco - Av 16 de novembro, 815. Batista Campos. Belém-PA.


Texto: Luciana Medeiros (Holofote Vitual) (91) 98134.771

Fotos: divulgação

6 visualizações