Caruana e Íris da Selva são as atrações na Noite de Carimbó no Espaço Apoena

#Show


Conjunto Caruana - Imagem: divulgação.

Grupos levam carimbó ao espaço cultural Apoena para iniciar 2020 nos melhores movimentos e vibrações. Os shows autorais começam às 21h deste sábado, dia 11 de janeiro. O grupo que nasceu nas rodas de carimbó das ruas de Belém, abre seus trabalhos deste novo ano. O Conjunto Caruanas faz esta sua primeira roda no Espaço Cultural Apoena, começando o ano em grandes e poderosas forças e energia. A noite terá ainda o show de Íris da Selva, que inicia o sábado de batuques encantados.



Nascida na Vila de Icoaraci, Íris da Selva é cantora e compositora, tem 23 anos e começou seu trabalho tocando violão aos 13 anos. Suas canções trazem uma sonoridade que vem da cultura popular com letras voltadas para o cotidiano, imersas na poética contida na paisagem ao seu redor. Em seu novo formato de apresentação, Íris divide o palco com artistas como Borblue, Ka Díaz, Elton Santos e Lucas de Freitas.Cada um desenvolve seu próprio trabalho autoral em composições musicais, performance e poesia.



Íris da Selva - Imagem: divulgação.


Com seu nome trazido das tradições caboclas da Ilha do Marajó, o Conjunto Caruana vem aportando seus curimbós e percussão há pouco mais de dois anos por Belém. O grupo está incluído no que hoje chamamos de “carimbó urbano”, mas traz ainda a música progressiva, porém dentro da vivência e identidade paraense e da música ancestral da Amazônia, uma experiência musical a qual chamam de "Amazônia prog”, um pulso novo de uma estética que bebe na fonte das raízes pau e cordistas, de ritmos populares amazônicos e une os tambores de batuque à arranjos inusitados, criando assim uma atmosfera mística e dançante que encanta os ouvidos e não deixa o corpo parado.




No show deste sábado, O Caruana leva a combinação de 3 curimbós de diferentes afinações, assim como djembe, alfaia, maracas, caxixi, afoxé, matraca, agogô, queixada e ganzá se farão presentes, tocados pelos percussionistas Cobra Norato, Lucas Miranda e Loba Rodrigues. O Banjo e o Contrabaixo são tocados pelo Matheus Leão; Saxofones e Flautas pelo Marcos Sarrazin, e o violão por Rafael Du Vale, que é o vocalista principal do grupo.




Além de celebrar o novo ano, o show desta Noite de Carimbó também terá sua renda revertida para o enxoval do primeiro filho do vocalista Rafael Du Vale. Marcando assim um momento de celebração a tudo o que é novo e bem-vindo.


Serviço

Noite de Carimbó com Íris da Selva e Conjunto Caruana

Sábado, 11 de janeiro de 2020, às 21h.

Local: No Espaço Cultural Apoena (Avenida Duque de Caxias, 450, defronte ao

Santuário de Fátima).

Ingressos à R$10,00


Texto: Assessoria de Comunicação do evento

11 visualizações