Cantor e compositor Pedrinho Callado lança o Projeto “VIA JURUNAS”

#PedrinhoCallado

#ProjetoVIAJURUNAS


Divulgação.


Neste sábado (20/02) às 19h cantor e compositor paraense, Pedrinho Callado lança seu projeto musical “VIA JURUNAS”. Por meio de uma LIVE, o artista irá dar um aperitivo das 12 faixas de seu projeto que é inspirado na construção e riquezas culturais e urbanas do famoso bairro da capital paraense, o JURUNAS. O lançamento terá transmissão aberta pelo Facebook do Pedrinho Callado.




A cidade de Belém é internacionalmente conhecida por sua variedade de cores, sabores e ritmos. O bairro do Jurunas, um dos mais tradicionais e conhecidos no país por sua efervescência cultural é um dos maiores exemplos dessa diversidade, especialmente na música.




De onde vem essa diversidade? Que ritmos são esses e como chegaram até aqui? Foi desafiado para responder a essas e outras questões referentes a musicalidade tão forte e presente no bairro, que o cantor e compositor Pedrinho Callado – nascido e criado no Jurunas, desenvolveu o Projeto VIA JURUNAS.


Divulgação.


Mapeando a ocupação espacial e construção do bairro, identificou a migração via fluvial, onde uma camada significativa da população trouxe suas referências e contribuiu para o que chama de cultura da Orla da Estrada Nova – hoje conhecida como a Bernardo Sayão. Vindos de Municípios como Abaetetuba, Igarapé Miri, Barcarena, Cametá, Ponta de Pedras, Gurupá, Moju, Acará, São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari dentre outros, criaram uma nova identidade cultural a partir de suas expressões mais genuínas, de matizes quilombolas, indígenas e européias como o Samba de Cacete, o Banguê, o Gambá, os Batuques, as Guitarradas, os Pontos de Umbanda, o Brega, a Cumbia, a Lambada e, claro, o nosso Carimbó.




O resultado desse grande e precioso trabalho de pesquisa levou o compositor a buscar a fusão desses principais ritmos da cultura migratória urbana com elementos contemporâneos, selecionando dez expressões de identidade que passeiam por elementos acústicos, eletroacústicos e eletrônicos, incluindo samples e resultam em novos gêneros, rítmicas diferenciadas e únicas, mas presentes no cotidiano de um bairro que quase não dorme.




Pedrinho Callado lança, neste sábado, um aperitivo do Projeto VIA JURUNAS, que trás não só o registro musical em 12 faixas no formato CD, o Caderno de Música, com partituras e cifras das músicas e um Mini Documentário sobre o Projeto e suas etapas.




Obviamente a pandemia limitou a apresentação do Produto Final da maneira idealizada, mas como nos momentos difíceis a criatividade do artista fica aguçada, a modernidade mais uma vez ocupa seu espaço e Pedrinho Callado lançará o Projeto e o mostrará ao público em geral, em uma LIVE, que vai acontecer neste sábado, dia 20/02/2021, às 19h, com transmissão aberta pelo Facebook,com/Pedrinho Callado.



SERVIÇO: LIVE DE LANÇAMENTO VIRTUAL DO PROJETO “VIA JURUNAS”,

DE PEDRINHO CALLADO. Dia 20/02/2021, às 19h, no Facebook. E a partir das 20h

disponibilização da gravação nos canais do artista no Youtube e Instagram, além de sua

Fanpage.


Texto: Assessoria de Comunicação do Artista