Caboquinhos Encantados - O novo episódio do Podcast Conto Ribeirinho

#CaboquinhosEncantados




Narrativas de 1993 contadas por interioranos dos municípios de Bragança e Acará no Pará, foram selecionadas para compor o terceiro episódio podcast Conto Ribeirinho, que dessa vez tem como tema os “Caboquinhos Encantados”. O episódio possui três histórias em que crianças ribeirinhas encontram os caboquinhos durante as brincadeiras no terreiro e na hora do banho de rio. Segundo Tia Velha, uma das contadoras das narrativas, os caboquinhos são crianças encantadas que somente outras crianças conseguem ver.




Este terceiro episódio foi gravado e editado em casa e traz uma novidade muito especial, o quadro “Égua, nem te conto!”. Nele o ouvinte do podcast pode relatar alguma história que ele mesmo vivenciou ou que o contaram, na abertura do quadro temos a participação do seu Raimundo Correa do município de Abaetetuba.





O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto ‘Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense’ - IFNOPAP, com a Rádio Web UFPA e é resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2019. O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo IFNOPAP ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes.




Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e de curadoria de conteúdo em um acervo

com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas analogicas e precisaram de um cuidado especial na edição. São histórias de vida, de visagens, mitos e lendas que envolvem encantadas e encantados, além de tantos outros personagens do universo amazônida, algumas já bastante conhecidas dos paraenses e outras nem tanto assim, dependendo da história ou da região de quem conta.




Os episódios com narrativas de diversos municípios paraenses são disponibilizados na Rádio Web UFPA e nos principais agregadores de podcasts. Acompanhe o Conto Ribeirinho nas seguintes plataformas:


Radio Web UFPA:http://radio.ufpa.br/

Podcast Belém: http://abre.ai/bz8O

YouTube: http://abre.ai/bz8R

Spotify: http://abre.ai/bz8P

Google Podcasts: http://abre.ai/bz8U

Castbox: http://abre.ai/bz8V


Texto: Na Cuia Produtora Cultural

64 visualizações