Círio 2020: Espaço Memória de Nazaré aberto a visitações

#Círio2020


Imagem: Karol Coelho - ASCOM Basílica Santuário de Nazaré


Todos os anos, centenas de pessoas depositam seus ex-votos nos carros de promessas ou nos altares dedicados a esta prática, no interior da Basílica Santuário de Nazaré. Muito se engana quem acredita que os objetos de promessas são descartados após o final da quadra nazarena, pelo contrário: são cuidadosamente guardados na cripta da Basílica Santuário e, após uma rigorosa seleção, são encaminhados até o Espaço Memória de Nazaré.




O local aproxima os fiéis da história do Círio, dispõe desde as mais curiosas até as mais grandiosas demonstrações de agradecimento a Virgem Mãe de Deus. Mantos oficiais, cartazes do Círio de anos passados, casas, objetos de cera, barcos, livros e vários outros itens fazem parte do rico acervo religioso a amostra no espaço. Este ano, seguindo todas as orientações do Ministério Público do Pará, oferece visitas de grupos compostos por, no máximo, 15 pessoas. Para agendar horário, o número é: 4009-8429.


Imagem: Karol Coelho - ASCOM Basílica Santuário de Nazaré


O Memória de Nazaré fica localizado no Centro Social de Nazaré, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h.



Sobre o Memória de Nazaré


O local abriga centenas de objetos carregados de histórias. São inúmeras graças alcançadas pela intercessão da Virgem de Nazaré e como forma de agradecimento no segundo domingo de outubro os fieis conduzem esses objetos durante a procissão. E possível encontrar de tudo, réplicas em pequena escala de casas, barcos, lojas etc. Cada objeto traz consigo gratidão e fé.




Tradicionalmente na segunda-feira após o Círio a equipe de monitores que atua no espaço Memória de Nazaré faz uma triagem de todos os objetos que foram entregues na Basílica Santuário e também nos carros de promessas durante o trajeto da grande procissão. Cuidadosamente os monitores selecionam os em melhor conservação e integram ao acervo do museu. O Memória de Nazaré também conta com quadros pintados por presos que estão em regime semi-aberto e doaram suas peças para exposição permanente no local. Como também mantos oficiais que já foram usados nas procissões da Festa de Nazaré.



Serviço: Círio 2020: Espaço Memória de Nazaré aberto a visitações

Horário: Segunda a sexta-feira: 9h - 12h e 14h - 17h. Sábado: 9h - 12h.

Local: Anexo ao Centro Social de Nazaré (Av. Na Sra. de Nazaré, 1300 - Nazaré, Belém)

Contato: 4009-8429.


Texto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré



86 visualizações