Bruno BO lança vídeo clipe “Expressividade”


Rapper paraense Bruno BO com a rapper paulista Souto MC / Foto: Leo Platô

Liberdade de expressão é o direito que a pessoa tem sem medo de represálias. Em meio ao cenário atual, essa liberdade é usada de forma errada, fútil e superficiais, de forma vendável. Em “Expressividade”, o rapper paraense Bruno BO faz críticas ao mau uso da liberdade de expressão. Com participação da rapper paulista Souto MC, o clipe pode ser conferido desde última quarta-feira (15/05), semana passada, nos canais do artista na internet.



Gravado em uma escola pública, em Belém, Expressividade é uma crítica ao atual. “Em meio a insana e atroz medida do governo de fazer cortes na educação federal, trago para vocês esse meu manifesto pelo direito do povo ao conhecimento. Óbvio que seria o que primeiro eles atacariam, afinal, conhecimento é poder! O vídeo foi gravado na Escola de Aplicação da UFPA, uma das instituições diretamente afetada pelos cortes, e que oferece um ensino de qualidade e gratuito para a população. Nele contém imagens relativas a situação da educação básica em Belém, cumprindo um dos papéis fundamentais do Rap, buscar e produzir informação e conhecimento! Liberte sua expressão e resista”, diz Bruno BO.





Expressividade também critica o cenário do Rap brasileiro que vende efemeridades, sem clássicos com mensagens substanciais para os ouvintes. A canção fala também dos formadores de opiniões, mas que apenas manipulam e impõem suas verdades e suas ideologias.



Rapper paulista Souto MC / Foto: Leo Platô


A admiração pelo trabalho de Souto e a troca de ideias pela internet possibilitaram o convite para escrever uma canção juntos. Bruno BO a convidou e ela, de forma solícita, aceitou. “Daí, nasceu mais que uma parceria, nasceu uma amizade. É uma irmã que sei que posso contar”, comenta o rapper.



Direcionado a estudantes, o ciclo Afroamazônico promoveu atividades aliando Rap à Educação voltado para discussões envolvendo os elementos da cultura Hip Hop. Segundo Souto, “a gravação do clipe dentro de uma escola, que naquele dia realizava um debate sobre Hip Hop, foi extremamente importante, pois confirmamos a ideia de que a cultura do Rap está atrelada à Educação diretamente”.



Rapper paraense Bruno BO / Foto: Leo Platô

O DVD “Afroamazônico” é um projeto contemplado pelo programa Natura Musical por meio do edital 2017, com o apoio e da Lei estadual de incentivo de incentivo à Cultura – Semear e realização do MusicaParaense.Org. O programa já circulou por 20 Estados, apostando em talentos locais. No Pará, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 48 projetos da música, como Felipe Cordeiro, Dona Onete, Lucas Estrela, Aíla, Arthur Nogueira e, agora, Bruno BO.



Texto: Camila Barros (Assessoria de Imprensa | Bruno BO)


Contato: (91) 993029467 - Email: contatomcbrunobo@gmail.com

Fotos: Leo Platô

9 visualizações