Belém recebe o XXV Festival Brasileiro de Trombonistas


Divulgação - Imagem: Internet

A Fundação Carlos Gomes (FCG) sediará o XXV Festival Brasileiro de Trombonistas, no período de 23 a 27 de setembro, em Belém. A programação oferecerá recitais, concertos clássicos e populares abertos ao público, gratuitamente, durante todas as noites do evento e, atividades científicas, através de simpósio, conferências, masterclasses, oficinas, seminários pedagógicos, palestras e concurso entre osparticipantes.




Realizado pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), o festival reunirá expoentes da música nacional e internacional, celebrando a troca de experiências, ideias sobre o instrumento e suas técnicas e repertórios com pesquisadores,




De acordo com o diretor geral do evento, Manassés Malcher, uma das principais ações idealizadas é oferecer aos alunos uma experiência enriquecedora. “A mais nobre missão da Associação Brasileira de Trombonistas é difundir para todos os estados brasileiros informações atualizadas relacionas à técnica do instrumento, o material didático, repertório, manutenção e tecnologia, bem como a sua acessibilidade”.


Instituto Carlos Gomes - Imagem: divulgação.

Dentro da programação, será realizado o VI Simpósio de Trombone do Estado do Pará, organizado pela Comissão Científica da ABT, com apresentações de trabalhos relevantes e seleção de estudos que estimulem a produção e divulgação científicas sobre trombone. O festival integra ainda o VIII Concurso Radegundis Feitosa, que há oito anos incentiva jovens estudantes ao aperfeiçoamento técnico e artístico. A

premiação será um trombone e a participação no FBT do próximo ano com todas as despesas pagas (inscrição,

transporte, hospedagem e alimentação).




Durante os cinco dias, 13 apresentações artísticas serão realizadas no Conservatório Carlos Gomes, Theatro da Paz, Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall, Bar Boiuna e Espaço Cultural Apoena. Todas estão programadas para ocorrer em formato de recitais, concertos de gala e populares com grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes, da Escola de Música da UFPA (Emufpa) e ainda, performances com músicos locais, nacionais e internacionais. Todos os concertos serão às 17h, 20h e 22h, sempre com entrada franca.




O show de encerramento, no dia 27, será com o Gran Coral Trombones da Amazônia, no Jardim do IECG, às 17h. O coral é formado especialmente por professores, alunos e participantes do festival, em grande concerto popular com entrada franca.



Serviço:

A Fundação Carlos Gomes (FCG) sediará o XXV Festival Brasileiro de Trombonistas.

De 23 a 27 de setembro, no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) – Av. Gentil

Bitencourt, 977 – Nazaré – Belém/PA. No festival, será realizado o VI Simpósio de

Trombone do Estado do Pará e o VIII Concurso Radegundis Feitosa. Além dos

eventos científicos, haverá também uma programação cultural com 13

apresentações com ENTRADA FRANCA.



VI Simpósio de Trombone do Estado do Pará. Inscrições: (62) 8118- 5347

(professor Marcos Botelho).


As inscrições para as oficinas devem ser feitas através deste link. Para os

interessados no instrumento em si, o festival oferecerá uma oficina de

manutenção. Os responsáveis são o luthier Marinaldo Lourenço, professor

Manassés Malcher e professor Marinaldo Lourenço: (91) 98086-0476 e (83)

98818-0907.


Mais informações: Manassés Malcher (91) 98086-0476.


A programação completa pode ser acessada no site da FCG.



Texto: Mayave Ribeiro (FCG) / Agência Pará


27 visualizações