Batuque destaca mestres do Carimbó no Espaço Realejo

#Carimbó -

Imagem: Ana Ribeiro / Divulgação.

Mestres Lourival Igarapé do Distrito de Icoaraci e Luis Pontes de Ananindeua são os convidados do Ciclo de rodas de carimbó que acontecem agora em novembro. O Batuque produzido e idealizado por Cuité Marambaia, Gabiru cigano, Ana Ribeiro e Racquel Prudente, tem o intuito de valorizar a produção dos mestres na cidade.




Sendo de grande importância para a identidade cultural do estado, o carimbó foi tombando como patrimônio cultural e imaterial a mais de cinco de anos, inserindo nesse contexto a sua salvaguarda, que se mantém vivo através da dedicação de seus praticantes. Além disso, o mês de novembro é marcado pelo Dia Estadual do Carimbó, celebrado no dia 3 em memória ao Mestre Verequete, considerado uma das maiores referências da cultura popular do Pará, que faleceu nesta data em 2009.




Considerando, que esse reconhecimento assegura mais apoio à manifestação cultural, e abre a possibilidade de elaboração de políticas públicas, houve neste período, um aumento significativo da busca por informações e vivências com o carimbó, possibilitando que grupos e mestres saíssem do anonimato em busca da valorização no cenário cultural local.





Nesse sentido, o evento visa uma programação cultural diversificada, nos dias 13 e 27 de novembro às 19:00h no Espaço Colaborativo Realejo. Contando, com a companhia de mestres e convidados do carimbó da região metropolitana de Belém. Inclusive, de forma que possa apoiar o desenvolvimento de uma economia solidária e participativa que enxergue a construção de redes de serviços e apoio à marcas locais.




Participação especial : Nos dias 13 e 27 de novembro a partir da 19:00h , no Espaço

Colaborativo Realejo, contaremos com a participação da Dj Karol Onça, lançando o seu set musical recheado de carimbó, merengue, cumbia e ritmos latinos. Instagram:

@Batuquedesabadoanoite.





SERVIÇO: Batuque de sábado à noite

Local: espaço colaborativo realejo (End: Alcindo Cacela, 699) / Dias: 13 e 27 de novembro de 2021 / Horário: 19h às 01h / Ingressos: 10 reais.



Texto e informações: Racquel Prudente (91) 98302-6452




Palavras-Chaves