Bando de Teatro Olodum apresenta espetáculo “Erê” no Theatro da Paz



“Erê” é um espetáculo de atores negros, dirigido por negros. Quem vai nos contar a história que revisitará episódios tristes, mas também emocionantes, da década de 90, sobre a vida do povo das diversas periferias brasileiras, será o Bando de Teatro Olodum, de Salvador (Bahia). Com concepção cênica do ator Lázaro Ramos, o Bando fez a estreia de “Erê” em 2015. O espetáculo denuncia as chacinas que continuam a tirar a vida de jovens negros. A montagem marcou os 25 anos da companhia. A direção é de Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, o Zebrinha, que também assina a coreografia. A dramaturgia é de Daniel Arcades. A direção musical fica por conta de Jarbas Binttencourt.



Essa será a primeira vez que o grupo virá ao Pará. A obra será encenada no Theatro da Paz, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, sempre às 20 horas. O ingresso custará 20 reais, com meia entrada para estudantes. A classificação é livre para todas as idades. O espetáculo “Erê” vai contar com recursos de acessibilidade (libras e audiodescrição). Os ingressos serão vendidos direto na bilheteria do Theatro da Paz.





Além do espetáculo, quatro oficinas de performance negra serão realizadas pelo Bando, das 9 às 12 horas, nos dias 29 e 30 de abril, na Casa da Linguagem. As oficinas são gratuitas e as pré-inscrições podem ser feitas no link disponível na fanpage do grupo que é: facebook/bando.deteatroolodum.



Tanto o espetáculo, quanto as oficinas são ações do projeto do grupo, que foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. O programa é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.



“Acredito ser muito importante trazer o Bando de Teatro Olodum pela primeira vez aos palcos de Belém. ‘Erê’ reflete a realidade das nossas crianças negras em cada canto dessa país. Vítimas de violência e de total abandono pelas autoridades e instituições racistas brasileiras. Fazer a produção local deste espetáculo é desafiador e ao mesmo tempo estimulante”, conta o produtor local do espetáculo, Edson Catendê.



SERVIÇO: Espetáculo “Erê” – Bando de Teatro Olodum


Dias: 29 e 30 de abril e 1º de maio de 2019

Horários: 20 horas

Local: Theatro da Paz – Avenida Presidente Vargas, s/n, (Praça da República), Belém/PA. Ingressos: 20 reais com meia entrada para estudantes Classificação livre

Informações: (91) 4009-8758 / 99120-7999


Texto: Vivianny Matos

Fotos: Andrea Magnoni

10 visualizações