Associação Fotoativa recebe exposição “Território Inventado” da Guiana Francesa

#Exposição

Mirtho Linguet - Met Bwa / Imagem: divulgação.

Neste sábado, dia 09 de julho às 10h, acontecerá a abertura da exposição Território Inventado, na sede da Associação Fotoativa (@fotoativa). O evento gratuito é mais uma ação em colaboração com a Associação La Tête dans les Images, da Guiana Francesa, e que chega a Belém propondo refletir sobre a estética na/da Amazônia desde o lado de lá da fronteira brasileira.




A Associação Fotoativa e a Associação La tête dans les Images vem dialogando desde 2021, por ocasião da Bienal de fotografia que ocorre na Guiana Francesa, Les Rencontres Photographique de Guyane (@rencontresphotosguyane), da qual, a associação paraense participou com a exposição “Fotoativa - Uma Experiência Fotossensível". Desde então, a pedagogia de luz, imersa nos processos lúdicos da Fotoativa, tem permeado essa interlocução entre as associações vislumbrando trocas além-fronteiras.





O intuito desta colaboração é conectar artistas da Amazônia brasileira e da Amazônia franco-guianense, refletindo sobre os olhares que se entrelaçam e se distanciam. A exposição Território Inventado nos convida a pensar os entornos amazônicos que ultrapassam a fronteira demarcada pelo limite político que separa nossos países. A composição imagética vislumbra sentidos comuns no ambiente amazônico, de lá e de cá, nos olhares de cinco artistas: Julie Boileau (@julientotheforest), Karl Joseph (@karl_joseph), Mirtho Linguet (@mirtholinguetphotographie), Daphné Nan Le Sergent (@daphnelesergent) Mathieu Kleyebe Abonnenc.




Na abertura da exposição, o público será recepcionado com quitutes da Dona Diná Chermont, uma playlist dos ritmos que tocam na Guiana Francesa. A ocasião contará também com uma breve apresentação da exposição com a participação de um dos artistas, Karl Joseph, fotógrafo e co-fundador do primeiro festival inteiramente dedicado à fotografia dos departamentos ultramarinos franceses: Les Rencontres Photographique de Guyane. A primeira edição deste festival, em 2012, deu origem à Associação La tête dans les Images, que tem o objetivo de promover a fotografia no território da Guiana Francesa, por meio de exposições, apoio à criação, mas também ações educativas de âmbito cultural, artístico e patrimonial.





Serviço: Abertura Exposição "Território Inventado"

Data: Sábado (09/07/2022) - Hora: 10h às 14h. Local: Associação Fotoativa - Praça das Mercês, no 19. (Evento Gratuito)

Período de exposição: de 9/07 até 13/08 - de terça a sexta, das 15h às 18h, sábados das 10h às 14h.

Com opção de agendamento

Obs: atenção: de 18 a 31 de julho a Fotoativa estará fechada.


Texto: Assessoria de Comunicação


Palavras-Chave