Associação Amigos da Praça Dalcídio Jurandir promovem domingo animado na Cremação

Atualizado: 16 de Set de 2019


Reunião Associação -Imaem: divulgação.

Domingo, 15 de setembro, será um dia bem agitado para os moradores do bairro da Cremação - um dos mais antigos de Belém - especificamente para os que são integrantes da Associação Amigos da Praça Dalcídio Jurandir. Eles estarão mobilizados em promover um domingo alegre que vai contar com uma programação bastante diversificada que incluirá batuque, grafitagem, vendas de comidas, momentos lúdicos às crianças e muito mais. As atividades terão início a partir das 10 horas, na Praça Dalcídio Jurandir, situada na Avenida Alcindo Cacela.




“Vamos ter a nossa ‘Feijoada solidária’ e várias atrações culturais como Dj’s, dança, grafitagem, brinquedos para a criançada, batuques, comercialização de comidas típicas e doces, churrasco etc. Tudo isso é em prol da Associação Amigos da Praça Dulcídio Jurandir”, conta Franklin Couto, um dos idealizadores da associação. Além das atrações culturais, também ocorrerá a distribuição de revistas motivacionais e espirituais da igreja Seicho-no-Ie e a atividade da marcha de Johrei, feita por membros da igreja Messiânica Mundial do Brasil.




A iniciativa de criar a Associação Amigos da Praça Dalcídio Jurandir nasceu da vontade de resgatar um dos espaços públicos mais esquecidos pela gestão municipal belenense: a praça da Cremação. O atual presidente é Jair Oliveira. Ele acompanha o movimento de luta pelo espaço e topou o desafio de se tornar presidente da associação e se juntar a outros moradores para cobrar melhorias à praça. Desde julho do ano passado, a associação se fortaleceu e as atividades de revitalização começaram a todo o vapor. Todas as segundas-feiras, às 19 horas, na Passagem São Miguel, no 1760, são realizadas reuniões para que sejam propostas ações de resgate tanto ao espaço físico quanto ao bem estar dos habitantes do bairro da Cremação.



Ação Praça 1 - Imagem: divulgação.


Abandono


A Praça Dalcídio Jurandir é uma das mais antigas de Belém. Ela já teve o seu auge. Para além de um local de lazer e venda, continua sendo símbolo de resistência. A praça faz parte da história da Cremação. Contudo, atualmente é um local que ainda precisa de atenção e resgate do poder público. Animais domésticos abandonados, pessoas em situação de rua, usuários de drogas e entulhos e lixo preenchem o local que antes era um dos espaços mais frequentados pelos moradores do bairro. Pelo esforço dos amigos da praça, aos poucos, ela retorna a ser o que era antes: um local propício ao comércio e a momentos lúdicos.



SERVIÇO:

Feijoada Solidária na Praça Dalcídio Jurandir – Cremação


Atrações: Dj, grafitagem, batuque, dança, bingo, brinquedos, vendas de comidas típicas, atividades religiosas (igrejas Messiância Mundial do Brasil e Seicho-no-Ie).

Dia: 15 de setembro (Domingo)

Hora: 10 às 15 horas

Local: Praça Dalcídio Jurandir – End. Av. Alcindo Cacela, s/n, bairro da Cremação, Belém.

Informações: (91) 9 8393.4472


Texto: Vivianny Matos (Jornalista - Estante Cultural)


33 visualizações