Artista Visual Dedeh Farias inaugura sua primeira exposição em Belém

#DedehFarias

#ArtistaVisual

#Exposição

Imagem: divulgação.

Neste sábado (23) será realizado o primeiro vernissage do artista visual Dedeh Farias. A exposição intitulada “Campina”, é resultado do Edital Aldir Blanc – Cultura Urbana e Periférica – 2021 e homenageia a Campina, conhecida como “bairro do Comércio”. Além da exposição das obras, a inauguração contará com o set list do Dj Mauvii, da cantora Layse e comidinhas especiais feitas por Kezia Yamanaki. A entrada é gratuita, a partir das 16hs, na Casamazônia Brasil.




Conhecida como “bairro do Comércio”, a Campina é uma das primeiras áreas de desenvolvimento urbano de Belém, no início da colonização. O bairro surgiu às margens do Igarapé Piry e foi projetado para ser uma área comercial, cultural e turística, ao longo

desses anos a Campina guarda momentos históricos de Belém. A exposição conta a história do bairro, que é considerado um dos principais polos econômicos da capital paraense. As telas retratam a origem e o desenvolvimento urbano do espaço.



Vídeo sobre o processo de desenvolvimento da exposição:



O projeto será exposto em duas etapas: uma exposição aberta em um espaço cultural no bairro da Campina, com quatro painéis móveis (2,20x1,60m) e, em seguida, pelas ruas do bairro. As telas contam a história de forma cronológica, retratando quatro importantes períodos, que se darão da seguinte forma: a origem de tudo, conhecido como Igarapé do Piry; o período da borracha com a reformulação e o crescimento econômico através do período Belle Époque e a criação de elementos arquitetônicos históricos como Theatro da paz; o Ver-o- peso que além de ser um dos mercados públicos mais antigos do País, considerado como uma das maravilhas do estado é também considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e o Comércio com o alargamento e criação da primeira grande via conhecida como Presidente Vargas, que até os dias de hoje retrata principalmente o poder do mercado nesta área.





Além das telas, o projeto também irá mostrar, através de registros fotográficos e vídeos, como se deu o processo criativo do artista.


Sobre o Dedeh Farias: é artista visual, nascido e criado no bairro da Terra Firme, em Belém do Pará. Trabalha desde 2009 com a técnica do graffiti, da ilustração digital, e mais recentemente com a tatuagem. Sua arte é marcada por composições que misturam realismo, formas geométricas e elementos regionais em tons bem contrastantes.




Ao longo de sua carreira, ele já participou de exposições no Sesc Boulevard, Galeria Benedito Nunes, Galeria Azimute, entre outras, e de eventos internacionais de arte urbana como o Festival Concreto em Fortaleza e do Street of Styles em Curitiba, além de ter sido convidado para compor o cenário do Programa Encontro Com Fátima Bernades com suas obras, no ano de 2018.





Serviço: Exposição “Campina”, por Dedeh Farias / Data/horário: 23 de outubro (sábado), às 16hs / Local: Casamazônia Brasil – Tv. Campos Sales, 752. Visitações de 23 até 31 de outubro. Entrada GRATUITA!


Texto: Assessoria de Imprensa