top of page

Artista e pesquisador paraense José Arnaud lança livro gibi sobre lenda amazônica


O defensor da floresta, de José Arnaud. - Divulgação.


“O defensor da floresta” é o nome da obra, escrita pelo autor paraense, artista, professor e pesquisador, José Arnaud. O livro traz como personagem central uma lenda amazônica, o “Curupira”, e oferece dinamicidade visual, com texto em prosa e a presença de quadros e balões textuais, próprios da linguagem dos gibis. As ilustrações são assinadas pelos artistas gráficos Gizandro Santos e Andy Brito. Um diferencial na produção do livro é que foi todo impresso em papel reciclado, ou seja, feito com 75% de material reciclado, minimizando os impactos ao meio ambiente.




Narrar a história de uma das lendas mais conhecidas da Amazônia é um desafio, no entanto, Arnaud foi buscar na sua infância no vilarejo do Juaba, interior do município paraense de Cametá, a inspiração nos contos da floresta que cresceu ouvindo. “A relevância de um autor amazônida recontar a lenda do Curupira é a chance de inserirmos elementos genuinamente típicos de nossa região, seja na linguagem e caracterização dos personagens, mas principalmente nas referências visuais da cultura e biodiversidade local”, explica.




Segundo o autor, o livro gibi é voltado para crianças de 3 a 8 anos, mas, a família inteira vai se envolver com a história e se conectar com os personagens que exaltam a cultura amazônica, por meio de elementos, costumes, forma de falar e animais típicos da região. Quem quiser, também poderá adquirir um pôster do Curupira e o livro de atividades “Lendas Amazônicas”, que apresenta para a criançada outras mitologias da nossa região: Vitória Régia, Iara, Cobra Grande, Boto e Matinta Pereira. A pretensão do autor é em breve produzir novos livros gibi sobre essas outras lendas amazônicas.




Lançamento - uma live vai marcar o lançamento oficial do livro no dia 18/04 (domingo), dia Nacional do Livro Infantil. Em comemoração a data emblemática, a live contará com a participação de convidados especiais, apresentação de esquete teatral e um bate papo sobre a importância da literatura Infantil.


José Arnaud ( autor, artista, professor e pesquisador). - Divulgação.


Sobre o Autor José Arnaud


Artista, professor, pesquisador. Mestre em Artes pela UDESC/UFPA. Vinte anos de experiência na área teatral como ator, clown, bonequeiro, diretor e professor. Atualmente é diretor de criação na ONG Rádio Margarida (Centro Artístico Cultural Belém Amazônia) e também é servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC, atuando como técnico pedagógico e professor formador na equipe de Educação Infantil.




Realização - O livro é fruto de um projeto que foi selecionado pelo Edital de Livro e Leitura, da Lei Aldir Blanc Pará, promovido pela Secretaria de Cultura do Pará (SecultIPA) com recursos provenientes da lei federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. A editora é a ONG Rádio Margarida, que já possui outros livros publicados, mas que agora toma a iniciativa de publicar autores paraenses, sendo esse seu primeiro livro infantil. A entidade/organização atua há 30 anos na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em contrapartida pela realização da obra, o autor irá distribuir exemplares gratuitos do livro para algumas bibliotecas comunitárias da capital e interior do estado do Pará.



Serviço: Lançamento do livro gibi “O defensor da floresta”

Data: 18/04 (domingo), Dia Nacional do Livro Infantil Hora: 10h

Vendas físicas: Nas livrarias FOX, na Banca do Alvino ou diretamente com o autor


Texto: Lorena Esteves - Assessoria de Comunicação (91) 98017-9257



Comments


bottom of page