Arraial do Pavulagem realiza o segundo episódio do seu Arrastão Virtual 2021

#ArraialDoPavulagem

#ArrastãoVirtual2021


Bastidores - Imagem: Laércio Esteves / Divulgação.


O Arraial do Pavulagem transmite ao vivo o segundo episódio do “Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante”, neste domingo, 27, às 11h, no Youtube. O tema será “Santos do Amor”, trazendo elementos como o Banho de Cheiro e o Mastro Junino, presentes no próprio cortejo do Boi Pavulagem; também será rememorada a concentração dos brincantes na Escadinha do Cais, com a participação gravada do famoso Batalhão da Estrela. O repertório será baseado nos discos “Folias do Marajó” (2002) e “Arraial do Pavulagem - Ao Vivo” (2003), além de receber participações especiais (nomes ainda não confirmados).




O diretor geral de vídeo e roteiro das lives, Felipe Cortez, destaca que é um desafio e um privilégio contribuir com as lives do Pavulagem. “A gente tem consciência de que nada pode substituir o Arrastão do Pavulagem nas ruas. Ano passado foi nossa primeira experiência, intitulada ‘Arraial do Futuro’. Cada episódio abordou um tema em torno da pergunta ‘qual é o futuro da quadra junina?’ e trouxe uma diversidade de conteúdos que fez destas lives, disponíveis no Youtube, um verdadeiro almanaque do Boi Pavulagem”.




Neste ano, com o tema "Arraial Brincante”, Felipe explica que se destaca a importância do brincante para a cultura popular e se aborda com carinho os grandes símbolos da quadra junina, como em “Fogueira do Nascimento”, título do primeiro episódio (ainda disponível no Youtube) e agora os “Santos do Amor”, com o Banho de Cheiro de São João Batista e o Mastro Junino, que sempre marcou o início dos cortejos do Boi Pavulagem. “A partir disso, estamos dando um trato cênico, construindo cenário, uma perspectiva mais teatral do show e com essa memória da rua”, completa Júnior Soares, membro-fundador do Pavulagem.





+LANÇAMENTO: Último disco gravado pela banda foi há quatro anos.


Na última quinta-feira (24/06) Dia de São João Batista, a banda Arraial do Pavulagem lançou as músicas “Guardião de Maiandeua” e “Boi da Campina”, ao meio-dia, no programa “Feira do Som”, na Rádio Cultura, e no YouTube Music. Elas também ganham videoclipes com direção de Michel Schettert e Felipe Cortez, respectivamente, exibidos com exclusividade nas lives de julho do “Arraial Brincante”.





“As músicas são minhas e do Ronaldo Silva, uma conta um pouco da Ilha de Maiandeua, nosso reduto do carimbó que está lá, em Algodoal, Fortalezinha, e que tem uma figura icônica que é o Mestre Chico Braga. A outra [Boi da Campina] é uma toada de boi, onde a gente mexe com a emoção desse brincante do Arraial do Pavulagem, que está há tanto tempo conosco nos arrastões”, comenta Júnior Soares.




O último disco gravado pela banda foi há quatro anos. “Entrar no estúdio é sempre muito mágico para nós. A gente trouxe para dentro da gravação apenas os nossos músicos, um processo muito rápido, mas intenso. E elas [novas músicas] provavelmente vão compor o nosso futuro 10° disco”, sinaliza o compositor. Fazem parte da banda e das gravações das músicas novas: Ronaldo Silva (voz) e Junior Soares (voz, violão, banjo, arranjo e direção musical), Marcelo Fernandes (guitarra), Rafael Barros (percussão), Franklin Furtado (bateria) e Wesley Jardim (baixo).



Bastidores - Imagem: Matheus Linhares / Divulgação.


O material foi gravado, mixado e masterizado por Assis Figueiredo, no Estúdio APCE, uma parceria que também é destacada por Júnior Soares. “O Assis está com a gente desde o início, porque ele era o técnico da Rádio Cultura que gravou todas as músicas do primeiro disco [Gente da Nossa Terra, 1995] e do segundo [Sotaque de Reggae Boi, 1997]. E recentemente, gravou nossos últimos discos, o “Céu da Camboinha” e o “Caeté Camará”. Ou seja, é uma pessoa que sempre tira o som que a gente quer”, elogia. “Além dessas duas que nós gravamos agora, temos a perspectiva de gravar mais duas músicas no segundo semestre, já dentro do ambiente do Círio, e vamos em frente!”, celebra o músico.



+LIVES


O terceiro episódio, no dia 4 de julho, com canções dos discos “Música do Litoral Norte” (2004) e “Rota da Estrela” (2005). O quarto e último episódio, dia 11 de julho, terá repertório baseado em “Céu da Camboinha” (2013) e “Caeté Camará” (2018), os discos mais recentes da banda. Além de contar com o lançamento dos videoclipes das novas músicas: “Guardião de Maiandeua” e “Boi da Campina”.





Serviço

Lives “Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante”

Quando: Aos domingos - dias 27 de junho, e 04 e 11 de julho, sempre às 11h;

Onde assistir as lives: Youtube, no Facebook (@equatorial.pa) e na TV Cultura Pará

(canal 2.1); Quanto: Gratuito.


Acesse a Lojinha do Pavulagem. Siga o Pavulagem nas redes sociais (Facebook e

Instagram). Escute o Arraial do Pavulagem no Spotify.


Texto: Lais Azevedo (91) 99940-9715

75 visualizações