
Nesta edição o AMOSTRAÍ haverá contações de histórias com o grupo Histórias de Brincar, e espetáculo com o grupo Auto da Lua Crescente que apresentará “Círio das Águas e do Tempo”, com elenco de alunos e ex-alunos do Curro Velho. Ambos se originam de experiências formativas, que surgem no contexto de cursos e oficinas. O Casarão abre o portão às 18h, não há pagamento para ingresso, há “Pague quanto
puder” na saída.
Histórias de Brincar é um grupo recente que teve origem no processo de oficina de Contação de Histórias com a atriz Adriana Cruz do grupo In Bust-Teatro com Bonecos, realizada no Sesc Ver-o-peso, entre 14 de setembro e 5 de outubro de 2019. Foram realizadas atividades com o mote sobre a atuação em contação de histórias como prática do campo artístico, associada à ação de brincar, como um estado de presença que aproxima o contador de histórias da atenção da criança.
Já o grupo Auto da Lua Crescente traz, no Círio das Águas e do Tempo, conta a história de Seu Raimundo, um pescador que sofre um naufrágio, e quase perde a vida Ao ser salvo, se torna um promesseiro de uma fé inabalável. Em sua promessa se compromete, durante o Círio, atravessar as pessoas em sua embarcação sem cobrar passagem, em forma de gratidão a Nossa Senhora de Nazaré. O espetáculo fala do destino, das muitas travessias que fazemos na vida. Da escolhas que fazemos e de onde chegamos através delas. Motivados pela nossa fé, crentes de que tudo está entregue nas mãos do divino, mas nós estamos fazendo nossa parte, guiando nossa embarcação.

Auto da Lua Crescente se denomina um grupo de teatro brincante: Estudantes e pesquisadores que viajam sobre o tempo trazendo lembranças e tradições populares Preservando a memória em cada espetáculo, contracenando nas danças e no canto. Autoral. O grupo compõe o texto, as músicas e a cena. Mika Nascimento dirigiu o grupo de 2015 até 2017, mas atualmente este recebe outros diretores de teatro da Cidade, que dialogam com o mesmo e colaboram no processo, enriquecendo o fazer.
Especialmente nesta edição, será feita a entrega de recompensas referente as doações que foram realizadas via site EVOÉ para a campanha `Do Chão Ao Teto, Salve o Casarão
do Boneco`. O financiamento coletivo foi uma das ações realizadas pelo coletivo para viabilizar a reforma do telhado e do corredor do casarão, algumas doações previam a entrega de DVD’s e obras de arte que serão realizadas nesse sábado.
O Amostraí é realizado de forma voluntária e colaborativamente por integrantes do coletivo, que desenvolvem atividades desde o contato com os grupos, divulgação, limpeza e organização dos espaços de apresentação, cenotécnica e a pós produção. Para o acontecimento em novembro, temos a produção de Leonel Ferreira, Marina Trindade e Fátima Sobrinho; a arte é do Lucas Alberto.
SERVIÇO
AMOSTRAÍ - Sábado, dia 09, às 18h - Casarão do Boneco (Av 16 de novembro, 815.
Batista Campos. Belém-PA). Ao sair, PAGUE QUANTO PUDER. Informações: (91)
991742191 - Fátima Sobrinho e (91)984702750 - Marina Trindade.
_Redes Soci@is_
Texto: Divulgação