AMAZÔNIAFLIX: O cinema da Amazônia em plataforma de streaming

#AmazôniaFlix


Imagem: divulgação.


Imagine uma plataforma de filmes via streaming com acesso à produção audiovisual exclusivamente amazônica. Com o slogan “A Floresta do Cinema e o Cinema da Floresta Você Encontra Aqui” a plataforma AMAZÔNIAFLIX já está disponível na fase teste, com cadastro e acesso ao menu gratuito por um período de 90 dias. No dia 12 de setembro (sábado), a plataforma foi lançada oficialmente on-line, com programação gratuita de cinquenta curtas e longas selecionados na Mostra Competitiva da 6ª edição do Festival Pan-amazônico de Cinema –Amazônia Doc 3 em 1.




Idealizada e fundada pela realizadora Zienhe Castro e Manoel Leite, do Instituto Culta da Amazônia, a plataforma AMAZÔNIAFLIX busca difundir e internacionalizar o acesso às produções de telefilmes, animações, séries de TV, curtas, médias e longas-metragens do gênero documentário e ficção da região Pan-amazônica e Amazônia Legal. Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e o Suriname são os países que têm a floresta amazônica em seu território.




A proposta é criar de forma fácil e organizada o acesso às produções cinematográficas da região. Uma ideia que visa impulsionar e fomentar o cenário pan-amazônico do audiovisual independente em geral e o cenário cinematográfico paraense em particular. “Plataformas de streaming de filmes surgiram ocupando seus espaços, mas nenhuma plataforma atualmente é dedicada exclusivamente aos filmes oriundos da cinematografia pan-amazônica e dos estados da Amazônia Legal, formada pelo Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Já temos uma respeitável produção audiovisual, entretanto é dispersa e de difícil acesso”, analisa a produtora Zienne Castro.


Curta Quentura - Imagem: divulgação.


A crise gera oportunidades e a pandemia forjou a reformulação, em 2020, do modelo de

evento cultural, que não tendo condições de segurança para acontecer presencialmente, é realizado de forma on-line. Assim, o mundo do streaming tornou-se um campo fundamental a ser explorado pelo cinema amazônico.




Então, surgiu a ideia de se criar uma plataforma de streaming exclusiva para filmes sobre a Amazônia, realizados por quem vive e mora nos territórios da Amazônia Legal e dos países que formam a Pan-amazônia.




Na plataforma Amazoniaflix, o usuário encontra curadoria de obras audiovisuais amazônicas, muitas delas já tendo participado de mostras competitivas do Amazônia DOC, um nicho de mercado com trabalhos do passado e do presente do cinema produzido aqui, agora disponibilizado para o mundo. “Precisamos marcar com força e qualidade o nosso espaço no mundo do streaming, atualmente sob o domínio de mercado de grandes empresas internacionais. Em geral, são plataformas de catálogo limitado para a produção nacional, e pouco ou nenhum acesso ao cinema produzido na Amazônia”, destaca Zienhe Castro.



Imagem: divulgação.

Na página do cinema amazônico há a versão para navegadores mazoniaflix.com.br (computador, celular e tablet) e aplicativos (iOS e Android). O conteúdo integral pode ser assistido em FullHD, com cópias remasterizadas de obras mais antigas e recentes. Três línguas (português, inglês e espanhol) vão estar disponíveis na plataforma e aplicativos.




Acompanhe as novidades: amazoniaflix.com.br / zfilmes.com.br / amazoniadoc.com.br


Texto: Luciana Medeiros (Holofote Virtual) – Assessoria de Comunicação

80 visualizações