Amazônia DOC: Inscrições para masterclass sobre expansões do cinema encerram domingo

#AmazôniaDOC


Lucas Bambozzi. - Imagem: Rodrigo Minelli / Divulgação.

O Amazônia DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema recebe inscrições até o dia 23/05 para a masterclass “Expansões do cinema: espaço e projeção, do micro ao macro”, com o cineasta Lucas Bambozzi, artista e curador independente, com trabalhos já exibidos em mais de 40 países e que desde os anos 90 explora novas possibilidades de arte envolvendo meios de comunicação tendo sido um dos iniciadores do Festival arte.mov e dos projetos Labmovel, Multitude, ALTav, Prenúncios + Catástrofes, dentre outros; e professor no curso de Artes Visuais na FAAP (SP). O evento será dia 27/05, às 19h, em sala de aula virtual.




As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário disponível no site www.amazoniadoc.com.br. O evento tem patrocínio da Lei Aldir Blanc Pará, via Governo do Pará e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. A realização é do Instituto Cultura da Amazônia com produção de Z Filmes e apoio cultural da Casa de Estudos Germânicos (CEG), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Goethe.




“O evento vai abordar as relações do cinema com a arte contemporânea a partir de projeções em situações de contexto ou sítio específico e do entendimento das tensões e qualidades do lugar. A proposta busca abordar desenvolvimentos recentes ligados às tecnologias de videoprojeção como bases para uma renovação da ideia de cinema expandido”, comenta o ministrante.


Divulgação.


Dentre os tópicos a serem abordados, estão o cinema, as videoinstalações e os desenvolvimentos recentes ligados às tecnologias de videoprojeção como bases para uma renovação da ideia de cinema expandido, bem como as projeções de diferentes escalas e tipos envolvendo vídeo-objetos, exposições, instalações imersivas e intervenções urbanas e as práticas de um cinema em rede e ao vivo com técnicas de manipulação de imagem e mapeamento (videomapping).




Ele destaca ainda, no contexto da masterclass, as projeções em superfícies não usuais, incluindo tanto as micro como as macro projeções e sua capacidade de gerar novos significados e a ideia pretende colocar em discussão várias vertentes de cinema que coexistem a partir de técnicas e circuitos distintos, incluindo os espaços de acontecimento dessas expressões.




Lucas Bambozzi produz vídeos, instalações, obras site-specific, performances audiovisuais e projetos interativos. Seus trabalhos já foram mostrados em mais de 40 países. Foi curador de projetos como Life Goes Mobile (2004-2005), ON_OFF (Itaú Cultural, 2012-2017), Multitude (Sesc Pompeia, 2014), Visualismo (espaços públicos no RJ, 2015). É um dos criadores do Festival arte.mov (2006-2012), do Labmovel (2012-2016), Prenúncios + Catástrofes (Sesc Pompeia, 2018) e do AVXLab. Possui MPhil pela Universidade de Plymouth (Inglaterra), é doutor em Ciências pela FAU-USP e professor na FAAP, em São Paulo.



Serviço

Inscrições abertas até 23/05 para a masterclass “Expansões do cinema: espaço e projeção, do

micro ao macro”, com o cineasta Lucas Bambozzi

Link AQUI Evento gratuito dia 27/05, às 19h, via sala de aula virtual


Mostra Especial de 10 anos - Amazônia DOC

Mostra de filmes, bate-papos, oficinas, masterclass e sessão especial

Até 30/05 via redes sociais e pela plataforma de streaming AmazôniaFlix

Acompanhe: www.amazoniadoc.com.br / www.amazoniaflix.com.br

Instagram: @amazoniadoc

Confira aqui o canal do YouTube


Texto: Sorella Conteúdo


76 visualizações