Aliança Francesa Belém realiza evento digital para celebrar a Amazônia

#AliançaFrancesaBelém

#Amazônia




Para discutir e celebrar as identidades Pan-Amazônicas, a Aliança Francesa Belém apresenta nesta quinta-feira (28/01), a partir das 19h, o evento virtual “Noite das Ideias”, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris, que será transmitida via canal do YouTube da instituição e pela TV Cultura do Pará, canal 2, também parceira do projeto. Sob a temática “Mais próximos”, o objetivo é buscar aproximações e imaginar um futuro melhor, em tempos de pandemia de Covid-19.



O grupo Suraras do Tapajós, de Santarém - Imagem: Bárbara Vale.


Em formato de programa gravado, o evento terá mesas-redondas e atrações culturais da capital paraense em diálogo com convidados da Guiana Francesa - por conta da proximidade geográfica com o território ultramarino da França, e terá apresentação do jornalista Gabriel Pinheiros e mediação da jornalista Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará. Como atração cultural, o evento terá pocket-show de Keila, do grupo BanjoLoko, e do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós.




Às 19h, o evento inicia com o debate sobre “Falar na Amazônia” para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa, com os convidados: Ursula Vidal, secretária de Estado da Cultura do Pará; Edyr Augusto, escritor com livros publicados na França, vencedor do prêmio Caméléon de melhor romance estrangeiro, na Université Jean Moulin Lyon 3 (2015); e Christian Cécile, especialista em antropologia e membro do laboratório MINEA (Migração, Interculturalidade e Educação na Amazônia).




Logo após, o assunto é “Amar a Amazônia” aborda a proteção ambiental e em particular sobre a proteção da água com as participações da escritora, a Ouvidora Geral do município de Belém, escritora, ativista indígena Márcia Kambeba e a também escritora e professora universitária Myrtô-Ribal Rilos, pesquisadora de sociedades crioulas do Caribe e da Guiana Francesa, além de uma fala da líder indígena Alessandra Munduruku.




Por fim, a mesa “Comer na Amazônia”, com a chef Daniela Martins e a engenheira agrônoma Tatiana Daene, que discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região.



A diretora da Aliança Francesa Belém, Justine Delefortrie, destaca que a instituição, como um centro cultural presente na cidade há mais de 50 anos, vivencia a cultura paraense e a incorpora na sua formação, por isso, a importância da “Noite das Ideias” desta vez na capital. “O evento busca valorizar a aproximação entre todos os territórios amazônicos, valorizando as raízes culturais, linguísticas e gastronômicas que nos unem. A Guiana Francesa e o Pará têm muito em comum e nós temos a oportunidade de celebrar o amor comum que o Pará e a Guiana Francesa têm pela Amazônia”, declara.





Sobre o “Noite das Ideias”


A ação “Noite das Ideias” é um evento anual internacional dedicado à livre circulação das ideias e saberes, que busca propor um momento de reflexões e debates com cidadãos, intelectuais e profissionais de diversas áreas sobre temáticas de cunho social, ambiental e cultural. A primeira edição, em 2020, foi um momento de reflexão sobre “A floresta, ser vivo, hoje”. Neste ano socialmente tão particular, o tema escolhido para os debates gira em torno da temática "Mais próximos!", para refletir coletivamente sobre a maneira de nos aproximarmos uns dos outros e ocorrerá simultaneamente em Belém, Brasília e Porto Alegre.



Serviço

Noite das Ideias - Belém

Dia 28/01/2021, a partir das 19h

Assista: YouTube - Aliança Francesa Belém

TV Cultura do Pará - Canal 2


Texto: Sorella Conteúdo

69 visualizações